Por sua posição privilegiada e/ou seus contornos, as coffee tables – ou mesas de centro, em português – estão sempre em evidência. Muito mais que um simples item decorativo, a peça é usada como apoio para revistas, livros e acessórios, além de servir de suporte para refeições rápidas e para jogos em família.

Dada sua versatilidade e importância, muita gente tem dificuldade na hora de escolher um dos inúmeros modelos no mercado, que variam de cor, tamanho, material e desenho.

A minha primeira dica para quem está indeciso é lembrar que, pelo menos nesse caso, tamanho é documento: é fundamental acertar a dimensão de um móvel como esse, que tem várias funções e serve como foco central em uma sala de uso íntimo ou de entretenimento.

Para chegar ao tamanho ideal, recomendo que se considere o seguinte: a altura típica das mesas de centro é de 15 cm a 18 cm; a altura da mesa em relação ao assento do sofá e das cadeiras deve ficar em torno de 0 a 2 cm.

A mesa deve ser da mesma altura ou 2 cm acima da altura dos assentos. Essa altura assegura que será confortável para manusear os itens que estão no topo da mesa, ou até para colocar os pés para relaxar.

A distância ideal entre o sofá e a sua mesa é de 18 cm a 20 cm. Essa medida facilita o alcance dos objetos, bebidas, livros e refeições. Uma distância menor dificultaria a passagem e a movimentação das pessoas sentadas no sofá, enquanto uma distância maior que essa deixaria difícil o acesso aos itens na mesa.

No mais, há uma “fórmula” para deixar sua mesa de centro ainda mais estilosa:

Peça alta:
Pode ser um vaso decorativo, um suporte de vidro para velas altas, ou uma escultura de altura média.

Objeto inusitado ou orgânico:
Uma esfera de vidro, pedaço de coral, ou um objeto que expresse personalidade.

Algo natural:
Vaso baixo com plantas naturais ou flores recém-cortadas, que, além de trazer vida ao ambiente, são uma maneira fácil de acrescentar cores à decoração. Posicione o vaso no centro da mesa quando for organizar os objetos.

Livros e/ou revistas de arte:
Escolha livros que sejam sobre artes, moda ou design. Geralmente esses livros têm capas elegantes e sofisticadas que ajudam a decorar a sua mesa facilmente.

Objeto pessoal: escolha um objeto que seja belo, que tenha um significado pessoal, e posicione-o no topo dos livros, completando a decoração da mesa.

Seguindo esses conselhos de quem entende do assunto, é fácil deixar qualquer mesa de centro organizada e decorada – tudo de forma harmônica, para deixar sua sala mais bonita, com ares de capa de revista.