É sexta-feira. Você teve uma semana longa e mal pode esperar para ter seu merecido descanso, cair de cara numa boa refeição e tomar sua cerveja favorita. Afinal de contas, depois de dias exaustivos e de uma longa e estressante jornada de trabalho, todo mundo deveria ter as suas recompensas, não é?

Com moderação a gente pode (quase) tudo. O problema é quando os indultos se tornam a regra, e o álcool passa a ser uma constante perigosa, até se tornar uma dependência.
Há diversos indícios que podem dizer se uma pessoa está ou não extrapolando a dose – e nós os elencamos a seguir.

Se você não consegue imaginar um final de semana ou até mesmo um dia sem álcool, isso pode ser um alerta. Na verdade, a sensação de que qualquer atividade combina com bebidas alcoólicas soa como um sinal de que você está prestes a se tornar um dependente do álcool. Portanto, tome cuidado!

Beber compulsivamente é perigoso, pois aumenta a pressão arterial e corta o efeito de certos medicamentos. Além disso, outros perigos do consumo excessivo de álcool incluem intoxicação por álcool, lesões não intencionais, danos no fígado e muito mais

Existem pesquisas que apoiam o fato de que um pouco de álcool aumenta a confiança. Pesquisadores realizaram um experimento em um bar, analisando o comportamento de 19 pessoas depois de ingerir algumas bebidas. Os resultados foram bastante interessantes: quanto maior a quantidade de álcool ingerido, maior a autoconfiança dos participantes da pesquisa.

No entanto, essa coragem líquida pode ser substituída rapidamente por horror com base no comportamento que você exibe enquanto está, definitivamente, bêbado

Um sinal claro de que a bebida está se tornando um grande problema na sua vida é quando você começa a fugir das suas responsabilidades no trabalho ou em casa.

Você encontra-se adiando as coisas porque preferiria estar bebendo em vez de lavar as roupas ou terminar um projeto do trabalho ou da escola? Talvez você esteja distraído no trabalho porque tudo o que você consegue pensar é que a bebida está esperando por você no final do dia. Se isso acontece, você tem um grande problema com álcool.

Quando seus relacionamentos são afetados pelo seu hábito de beber, isso é um problema.
As pessoas mais próximas a você estão preocupadas com o seu hábito de beber? Ou você se encontra fugindo das pessoas mais próximas a você para evitar qualquer tipo de confronto?

Dependência de álcool pode se tornar uma experiência muito solitária.
Se você estiver enfrentando qualquer um dos sinais de alerta, pode ser a hora de parar de beber um pouco. Se necessário, procure tratamento. Pense nisso, pois o que você decide colocar no copo pode ser a melhor decisão da sua vida.