O poder da mente saudável e a chave para o sucesso

0
355

A maioria das pessoas sabe da importância de ter uma mente saudável, mas poucas entendem que o estado mental é diretamente proporcional ao sucesso que um indivíduo tem na vida. Entenda melhor o funcionamento de sua mente e você descobrirá seu poder.

Qual seria a vantagem de ter uma mente em excelente estado? A função da sua mente é perceber, propor e resolver problemas relativos a sua sobrevivência e sucesso.

A vida fica melhor ou pior em direta proporção à capacidade da sua mente. Ela é diretamente responsável por suas habilidades. E você é tão capaz quanto possa observar, tomar decisões e agir.

Sempre que se deu bem na vida e alcançou seus objetivos,você usou sua mente, e ela estava funcionando bem. Você observou, tomou decisões e agiu.

Quando falhou ou fracassou, sua mente não funcionou direito. Você falhou em observar, ou em decidir ou agir. Ou falhou nos três fatores. É simples assim, nada mais interfere.

A mente analítica e a mente reativa

De acordo as descobertas do escritor e filósofo americano L. Ron Hubbard, a mente é formada por duas partes:a mente analítica, que grava quando você está bem, consciente e sem dor, e a mente reativa, que entra em ação para gravar os momentos de dor física e emocional da sua vida, quando fica em maior ou menor grau inconsciente.

Como os próprios nomes dizem, a mente analítica analisa, e a mente reativa reage. Ele descobriu também algo interessante sobre os pensamentos. Nos momentos de dor física ou emocional, quando sua mente reativa está gravando, você define certos pensamentos, chega a certas conclusões e decisões.

Vamos analisar um exemplo. Quando pequena, uma criança teve uma gripe bem forte. Apesar de todo o incômodo, ela foi bem cuidada pelos pais, a mãe tornou-se muito carinhosa e prestativa, fazendo todas as suas comidas favoritas.

Além disso, ela não teve de ir à escola, os avós vieram visitá-la e até trouxeram brinquedos. Nesse momento, mesmo com 39 graus de febre e dor em todo o corpo, a criança concluiu que ficar doente com gripe era muito bom!

Mas, afinal é bom ou não?

Essa conclusão, esse pensamento, apesar de não serem lógicos, ficaram gravados na mente reativa dela. O tempo passa, a criança cresce, e hoje em dia o marido não se torna mais prestativo quando ela fica doente. E ela mesma não quer perder tempo de trabalho e sentir todo o desconforto de uma gripe. Então, seu pensamento atual é que ter gripe não é bom para nada. Mesmo assim, a conclusão a que ela chegou quando criança ainda está em ação, e então, quando ela fica gripada, há certa confusão na mente dela: ficar gripado é bom ou não é?

L. Ron Hubbard explica: “O fato é que uma conclusão ou pensamento é permanente. Você torna-se o produto de suas próprias conclusões ou pensamentos. Independentemente de qual seja o ponto de origem, quando você chega a uma conclusão, depois você está sujeito a ela. As conclusões anteriores cancelam conclusões posteriores, o que é apenas uma maneira de dizer que as conclusões, os pensamentos, são inalteráveis”.

Portanto, para se livrar definitivamente de seus pensamentos negativos e crenças limitantes, é necessário desfazer as imagens mentais de momentos dolorosos do passado. Retirando a imagem que contém a conclusão, você não estará mais sujeito a ela.Só obtendo um conhecimento profundo dos mecanismos mentais você descobrirá todo o poder da sua mente e poderá usá-lo para alcançar mais sucesso!

Lucia Winther dirige a Editora Ponte do Brasil