Um Brasileiro na direção do Westgate

0
431

Nosso Face do Mês é o Alex Silva, brasileiro naturalizado americano, casado, pai de duas belas crianças, Julia e Alex Jr. Formado em gestão empresarial e mestre em administração pela Universidade de Phoenix, reside em Orlando desde 1996.

É diretor internacional na empresa Westgate Resorts e consultor imobiliário. Alex é carioca, nascido em 1974, criado na pérola da Guanabara, Ilha de Paquetá, flamenguista (roxo!), amante de um bom futebol, waterpolo e jiu-jítsu.

Começou sua carreira na empresa Westgate Resorts em 1997, como coordenador de marketing, e foi promovido a inúmeras posições de liderança na empresa até os dias de hoje, quando exerce a função de ser a “Face” do Westgate Resorts no Brasil e na América Latina.

Foi premiado em 2004 com o anel de Liderança por Excelência do Westgate Resorts. Durante seus anos de empresa, Alex e sua equipe foram responsáveis por gerar mais de 1,5 bilhão de dólares em vendas de timeshare em Orlando, o que o qualifica como um expert no assunto.

Hoje Alex continua sendo a pessoa de confiança do grande empresário David Siegel na América Latina e o principal canal de comunicação para todos os empresários latino-americanos que buscam uma parceria no mundo do timeshare e hospitalidade em Orlando, bem como um profissional extremamente competente e licenciado pelo estado da Flórida no ramo de consultoria empresarial e imobiliária, por meio de sua parceria com o empresário Scott Roberts, Silva & Roberts LLC.

FaceBrasil – Por que Orlando?
Alex Silva – Eu era estudante de direito no Brasil e tinha o sonho de seguir o direito internacional. Para isso, necessitava aprender as duas línguas mais importantes, o inglês e o espanhol. Sendo assim, decidi estudar na Flórida, onde os dois idiomas são praticados com frequência.

FaceBrasil – Com tantos anos de experiência, o que mudou na comunidade brasileira. Houve mudança com o passar dos anos?
Alex Silva – A comunidade está bem mais unida e respeitada no estado da Flórida. Grandes empresários despontaram nesses últimos 12 anos, trabalhando arduamente e sempre valorizando os membros da nossa comunidade.

FaceBrasil – As artes marciais então presentes em sua vida. O que elas geram de bom para você?
Alex Silva – Com certeza, meu professor Rinaldo Santos e o jiu-jítsu foram fundamentais nessa jornada. Temos que nos adaptar às adversidades da vida e utilizar estratégias para o sucesso no mundo de negócios, bem como em um combate de jiu-jítsu. Esporte é vida!

FaceBrasil – Sendo diretor internacional do Westgate Resort, um dos maiores grupos de resorts do mundo, o que o encanta mais no exercício dessa profissão?
Alex Silva – Ter a oportunidade de ajudar empresas e colaboradores a crescer no nosso mercado. O Westgate hoje é referência de qualidade no Brasil pela forma que atende nossas famílias, bem como pela vantajosa oportunidade de ser representante da marca.

FaceBrasil – Alex, quais são as maiores dificuldades você vê na nossa comunidade?
Alex Silva –Acho que falta uma central de ajuda ou, quem sabe, uma fundação que se dedique a ajudar nosso povo em diversas áreas. Se cada um de nós dedicássemos três horas semanais para tal fim, as coisas seriam bem mais fáceis, ou menos dolorosas. Quem sabe um de nossos grandes empresários não decide criar a BCF (Brazilian Community Foundation)? Eu com certeza ajudaria.

FaceBrasil – Com quais outras atividades você gosta de dividir seu tempo?
Alex Silva – Estar com a minha família e meus amigos. Seja em casa, seja viajando, o convívio com as pessoas que amamos é, e sempre será, a minha principal fonte de oxigênio.

FaceBrasil – Essa nova onda de brasileiros firmando residência na Flórida, na sua opinião, é o reflexo do momento do Brasil?
Alex Silva – O brasileiro está cansado de tanta corrupção, excesso de burocracia e falta de respeito. Com o aumento da classe média, a população começou a viajar para o exterior e ter contato com a qualidade de vida de um país de primeiro mundo. A facilidade na aquisição de imóveis, aliada a preços supervantajosos, levaram centenas de brasileiros a comprar imóveis para investimento, bem como fixar residência temporária aqui – isso porque muitos retornam ao Brasil após um ano, uns por não se adaptarem à nova cultura, outros por não conseguirem uma colocação profissional legal nos USA.

FaceBrasil – Quais os maiores desafios para o imigrante nos dias de hoje?
Alex Silva – Não se encantar com este país! Isso faz com que muitos tomem uma decisão intempestiva e mal planejada de imigrar para os EUA. Procure sempre a ajuda de uma pessoa qualificada em imigração, reduzindo assim o risco de o sonho virar pesadelo.

FaceBrasil – Os brasileiros já são os visitantes em maior número na cidade de Orlando. Você acredita que esse mercado ainda está em expansão ou está perto de seu limite?
Alex Silva – Acho que este ano de 2015 será um pouco atípico. Tudo indica que teremos uma queda substancial no número de viajantes brasileiros, devido à alta do dólar. Porém, nossa criatividade e habilidade em criar pacotes flexíveis com custo baixo vão ser determinantes para dar continuidade à avalanche de brasileiros em Orlando. Precisamos ser diferentes!

FaceBrasil – Quais seus sonhos?
Alex Silva – Profissionalmente, ainda tenho muito a contribuir com a minha empresa e sonho em ser um dia lembrado como o brasileiro que mais ajudou brasileiros e estrangeiros na indústria de timeshare. Também tenho como meta poder levar a bandeira Westgate para o Brasil, abrindo um belo resort e proporcionando férias de qualidade a todos os brasileiros que são proprietários. Pessoalmente, ainda sonho poder, de alguma forma, contribuir com a nossa comunidade, ajudando aqueles que realmente necessitam.

FaceBrasil – Olhando para trás, faria muita coisa diferente?
Alex Silva – Marco, não faria nada diferente! A vida é feita de escolhas, e, graças à Deus, tive a sorte de ser prudente nas minhas. A melhor de todas foi quando decidi me casar com a Fernanda, mulher com garra que me ajudou muito a ser o homem, amigo, pai e profissional que sou hoje.

FaceBrasil – Qual lição você tira da vida até agora?
Alex Silva – Seja sempre correto com as pessoas, ajude, ame, respeite, colabore sem esperar retorno. Invista em conhecimento. A vida é simples, nós é que às vezes a complicamos. Viva o hoje, plante e regue as boas sementes que a vida lhe proporciona, pois, no futuro, você sempre irá colher bons frutos!

FaceBrasil – Por fim, uma dica para quem está pensando em vir morar na América.
Alex Silva – Busque informações com pessoas competentes e credenciadas em diversas áreas, tais como imigração, consultoria empresarial e residencial e contabilidade. Aprenda a falar inglês o mais rápido possível, estude e seja especial. A vida de imigrante não é fácil, por isso, procure estar mentalmente preparado para todas as adversidades que você vai encontrar e busque uma adaptação rápida à forma de viver dos americanos.